sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Honrar pai e mãe...


... eis a questão.




Dia desses, conversando com o Rodrigo a respeito da relação pais-filhos, me deparei com um dos mandamentos de Deus: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." (Êxodo 20:12)

Fiquei pensando como os jovens de hoje podem e devem honrar seus pais e cheguei à conclusão que a questão é bem mais abrangente e profunda do que comumente pensamos.

Geralmente, quando vemos e analisamos o comportamento de um jovem, seja ele bom ou mau, o ligamos diretamente à educação que recebeu de seus pais. Muitas vezes pensamos (e até dizemos): "Onde está o pai desta pessoa?". Até certo ponto, isto é normal, visto que esperamos que uma criança se comporte de forma condizente com a que foi ensinada.
Mas nem sempre isso acontece. Já vi filhos de pais drogados detestarem drogas e serem exatamente o contrário do que seus pais o foram. E também já vi filhos de pais equilibrados serem totalmente o contrário do exemplo dado por estes e, quando isto acontece no meio cristão, aí a coisa se complica. Se o pai é pastor evangélico então, nem se fale...

Passar aos nossos filhos os valores cristãos não implica, obrigatoriamente, que eles os seguirão. E tampouco os pais devem ser TOTALMENTE responsabilizados pelo "fracasso" dos filhos. E muito menos julgados por alguém de fora.

Se um pai e uma mãe conversam e explicam ao filho os perigos das drogas e este, um belo dia, por sua única e exclusiva vontade, entra nessa vida, os pais devem ser culpados?
Eu creio que não... mesmo por que o ser humano pode ouvir milhões de conselhos, mas ele só vai reter aquilo que quiser, ou aquilo que lhe apraz.

Deus é, sem dúvida alguma, soberano e onipotente, mas não podemos simplesmente colocar tudo nas costas Dele, como se não tivéssemos nenhuma responsabilidade sobre os nossos atos. Isso seria o mesmo que culpá-Lo pelos nossos pecados, já que pecamos diariamente.

Deus é tão sublime que nos ensina, mas de forma alguma nos força a algo. Seria muito fácil para Ele nos proibir de fazer coisas que nos levam a pecar, mas, desta forma, como estaríamos demonstrando nosso amor e temor por Ele? Desta forma, como estaríamos sendo gratos pelo sacrifício de Jesus?

Creio que uma das formas de se demonstrar amor a Deus e gratidão é querer segui-lo diariamente, buscando as coisas de cima e não as mundanas. Creio que podemos expressar o nosso amor dizendo "não" aos nossos desejos e perseverando em santificação.

Se um jovem teme a Deus, conseqüentemente ele procurará não fazer as coisas que não agradam ao Senhor, e sendo assim, honrará seus pais com um comportamento bom.
Se um jovem teme a Deus ele procurará "amar o seu próximo", lembrando que isso começa em casa, com os pais, independente do comportamento dos pais. Deus não nos manda honrar os pais se estes forem bonzinhos ou se estes fizerem tudo o que queremos... Deus manda, simplesmente, HONRÁ-LOS.
Se um jovem teme a Deus, ele entende que nunca será aceito pelo mundo e por este mesmo motivo, não buscará a sua incessante aprovação, fazendo exatamente o que todo mundo faz, ouvindo as músicas que todo mundo ouve, pensando: "Todo mundo age assim, qual o problema?"

O "problema" é que há uma grande diferença em pecar sem conhecer os mandamentos de Deus e pecar sabendo que se está fazendo algo errado.

Se um jovem teme a Deus, ele entende que o pai é a autoridade máxima dentro de casa. Infelizmente, há esposas cristãs que querem tomar a frente de tudo e passar a ser a "mãe de família", induzindo os filhos a não respeitarem a figura paterna, o que cria um caos geral, pois, se a mãe age desta forma, tampouco os filhos a respeitarão, já que não vêem nela um exemplo de submissão (outra coisa que Deus requer das esposas cristãs). E não aquele conceito vulgar de submissão que a maioria tem. É o conceito de submissão como proteção. O homem é o cabeça; logo é o provedor e o maior responsável por tudo. Sinceramente eu me sinto muito confortável na situação de esposa submissa segundo o conceito Divino. Principalmente por que confio no meu Deus para guiar o meu marido e sei que este, por sua vez, busca cada vez mais o caráter de Cristo.

Resumindo, gostaria de deixar uma passagem aos nossos jovens, aos nossos adolescentes:

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade." Eclesiastes 12:1-8

Que Deus nos abençoe!

Priscila Akemi

Um comentário:

Comentários insensatos não serão publicados, bem como aqueles com excesso de erros ortográficos e/ou que desrespeitem a minha crença e fé.

Grata.